coronavírus

Com materiais recicláveis, alunos da URI Santiago produzem dispensers de álcool

18.398

Foto: URI, divulgação
General Flávio dos Santos Lajoia Garcia (à esq.), da 1ª Bda. C Mec, recebeu o material dos colaboradores Renato Pacheco e Edison Martins

Unindo esforços e especialidades de diversos cursos da instituição, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Santiago fabricou e distribuiu dispensers de álcool a instituições públicas da cidade. A equipe de manutenção da instituição utilizou restos de materiais recicláveis da própria universidade, como garrafas pet, PVC, ferro, metal e tinta. O álcool foi extraído de bebidas alcoólicas advindas de apreensões da Receita Federal, conquistados pela Prefeitura Municipal de Santiago.

DESTILAÇÃO
O processo de destilação das bebidas é realizado pelo curso de Agronomia, que transforma os produtos em álcool 90%. Na próxima etapa, alunos e professores do curso de Farmácia reduzem o álcool em gel e líquido 70%.

- O custo para essa fabricação seria altíssimo. Mas, com a alternativa do uso de materiais recicláveis e a união dos esforços de profissionais de diversas áreas, conseguimos chegar ao objetivo - comenta o coordenador do setor de Infraestrutura da URI, Renato Pacheco.

VÍDEO: rodovias tiveram menos acidentes graves, mas mais mortes neste ano

Entre os setores da comunidade que receberam os dispensers, está a Escola Cristovão Colombo. O restante foi encaminhado a unidades militares, o 19º Grupo de Artilharia de Campanha, Hospital Militar, 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec), 11ª Companhia de Comunicações Mecanizada e 9° Batalhão Logístico.

A URI Santiago concluiu as entregas dos 30 dispensers na semana passada.

*Colaborou Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pó de rocha é usado em estudos para remineralização em Santiago

Próximo

Mais de R$ 3,5 milhões são investidos na RSC-377

santiago